| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

PRAVDA NEWS
Desde: 06/02/2012      Publicadas: 25426      Atualização: 26/04/2017

Capa |  INTERNACIONAL  |  islam  |  Parana  |  Portugal  |  São Paulo


 São Paulo
  22/12/2016
  0 comentário(s)


TSE julgará MIchel Temer em fev/2017
TSE julgará  MIchel  Temer em fev/2017
O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse ao Estado, em entrevista exclusiva, que deixou para o começo de 2017, provavelmente fevereiro, a apresentação do relatório-voto na ação que investiga a prática de abuso de poder político e econômico em benefício dos candidatos Dilma Rousseff e Michel Temer nas eleições de 2014.

"Neste ano não será mais possível", afirmou o ministro, que é o relator do caso que pode mudar, no curto prazo, o rumo político do País. "Ainda faltam mais perícias, eventuais manifestações das partes sobre elas, avaliação da força-tarefa sobre essas manifestações, alegações finais. E só então é que eu posso elaborar o meu voto. Diante desse quadro, objetivamente, é impossível fazer o relatório neste ano."

A decisão do ministro-relator, que será oficialmente anunciada na terça-feira, durante a sessão plenária do TSE, descarta de vez a possibilidade de eleições diretas no caso de Temer ser afastado. Se tal acontecer " é uma das alternativas possíveis " a eleição será indireta, como manda a Constituição.

"Nesse processo não tem escurinho de cinema, está tudo online no site do TSE", disse o também ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) 1943-58, movida pelo PSDB e outros partidos derrotados na eleição de 2014, está, de fato, em cópia integral, na "capa" do site do TSE: são 19 volumes, com a íntegra de todos os 37 depoimentos, e das peças principais, entre elas os laudos das perícias já realizadas.

No relatório-voto que apresentará em fevereiro, o ministro pode: 1) decidir que a ação é improcedente, por falta de provas, e não deve ser aceita; 2) que é procedente. Nesse caso, terá de dizer se só cassa Dilma ou se cassa a chapa Dilma-Temer. O voto do relator será apreciado pelos seis outros ministros que compõem o pleno do TSE, presidido pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em que estágio está a formação da sua convicção neste momento do processo? O senhor já a tem pronta, ou quase?

Não tenho. Eu tenho o esquema das perguntas que eu tenho de responder. O que é muito importante. Porque, se eu não partir das perguntas corretas, possivelmente não chegarei às respostas corretas.

Os depoimentos mostram que o senhor faz muitas perguntas diretas, às vezes incisivas " "a presidente Dilma sabia?" ou "o presidente Michel Temer recebeu algum financiamento, de uma forma ou de outra?".

É talvez por isso que os jornalistas veem aqueles depoimentos, olham o meu histórico como juiz, e dizem "o ministro já decidiu pela cassação da chapa e pelo reconhecimento do caráter siamês dela". Eu, sinceramente, não fiz esse estudo. Quando faço perguntas incisivas não é que eu estou esperando uma resposta para levar à cassação de quem quer que seja. Não. Porque a resposta negativa é tão importante ou até mais importante do que a resposta positiva.

Estado - Por que o senhor ainda não fez esse estudo?

Herman Benjamin - Porque eu só posso fazer, para chegar a conclusões definitivas, no que se refere ao meu voto, se eu tiver tanto os depoimentos como a perícia, que ainda não acabou.

Qual é o peso dos depoimentos e das perícias, no caso concreto?

Esta ação está baseada, em primeiro lugar, no argumento de uso de recursos ilícitos na campanha da chapa presidencial majoritária. E, em segundo lugar, em uso indevido, impróprio ou ilícito de recursos em despesas da própria campanha. Os depoimentos servem, principalmente, para investigar o primeiro fato: se podem trazer elementos que fundamentem a alegação do PSDB, no sentido de que teria havido recursos de corrupção na campanha, legalizados ou não.

E a perícia?

A perícia tem como foco analisar as despesas " ou seja, a saída dos recursos. E daí a necessidade de se saber se as empresas contratadas, sobretudo de publicidade, estavam habilitadas, em condições técnicas de oferecer o serviço na sua totalidade, se entregaram apenas parcialmente, ou, ainda, na pior hipótese, se houve desvio, maquiagem, se eram usados para outros fins, funcionando, portanto, como uma espécie de lavanderia.

A perícia é fundamental, até para confirmar ou derrubar os depoimentos, não?

Exatamente. Não é porque nós estamos no processo eleitoral, e não no processo penal, que nós, ministros do TSE, estejamos liberados do princípio da presunção da inocência. Quem tem de provar não são os representados, a chapa majoritária. Quem tem de provar é o representante, a coligação que tinha como cabeça o PSDB, o Ministério Público, e o restante das provas que estão lá. Mas a presunção de inocência é fundamental.

Por que o senhor está frisando este ponto?

Porque eu não posso, a pretexto de garantir a credibilidade da Justiça Eleitoral, enfraquecer as garantias constitucionais mais caras ao Estado democrático de direito. A nossa vida foi defendendo essas garantias. Então, este é um ponto muito importante.

Como é que o senhor administra o volume de informações que já tem, seja dos depoimentos, seja das perícias já realizadas?

Eu tenho me policiado muito. Por exemplo: não li nenhum depoimento depois de ouvi-los. Vou fazer a leitura, estudadamente, do conjunto.

Se o senhor decidir pela cassação do presidente Michel Temer, e o plenário concordar, vamos ter uma eleição indireta para escolher um novo presidente da República no próximo ano. Se decidir por não cassá-lo, segue o barco rumo a 2018. Como é que administra a batata quente que está nas suas mãos?

Em primeiro lugar, é uma decisão colegiada, o que já dá alguma tranquilidade. Intranquilidade, e eu falo em hipótese, é nós, eventualmente, tomarmos uma decisão que contrarie o que está nos autos. Por isso é fundamental que tudo seja público e esteja à disposição. Qualquer brasileiro pode ler, até mesmo as perícias.

Quem lê os votos rigorosos que o senhor já deu, em outros casos, pode deduzir que em 2017 nós vamos ter uma eleição indireta para presidente? Ou que não vamos?

Pode deduzir os dois (resultados). A resposta para essa pergunta é uma só: se não houver provas, o meu voto será pela improcedência da ação; se houver provas, será pela procedência. Repetindo de outra forma: se os fatos ilícitos não estiverem provados, e muito bem provados, a ação será julgada improcedente.

Ainda existe alguma possibilidade de o senhor apresentar seu relatório-voto ainda neste ano?

Neste ano não será mais possível. Ainda faltam mais perícias, eventuais manifestações das partes sobre elas, avaliação da força-tarefa sobre essas manifestações, alegações finais. E só então é que eu posso elaborar o meu voto. Diante desse quadro, objetivamente, é impossível fazer o relatório neste ano.

O senhor não está preocupado com o chamado clamor da opinião pública, da mídia, do partido A, B ou C?

Eu estou preocupado em trazer justiça. A opinião pública tem todo o direito de valorar e de criticar as decisões dos seus juízes. Isso faz parte do processo eleitoral. Nesse processo, especificamente, as pessoas terão condições de acessar todos os elementos que eu usei para o meu voto. Esta é a maior garantia que eu tenho. Divergência certamente ocorrerá, num sentido ou noutro, porque é da diversidade da condição humana.

Um dos comentários que circulam na mídia, sobre este processo, é que o senhor quer ser ministro do Supremo Tribunal Federal, com a eventual vaga do ministro Celso de Mello, no ano que vem, e que por isso não complicaria a vida do presidente Temer, a quem caberia a indicação ao STF. Como reage a especulações do gênero?

Eu respeito a liberdade, não apenas de expressão e de imprensa, mas a liberdade do jornalista em fazer as análises políticas e técnicas que entenda dos fatos. Nós temos de aceitar que os jornalistas possam fazer esse tipo de análise.

E como o senhor responde?

Da seguinte forma: o ministro do STJ que tem pretensão de ir ao Supremo Tribunal Federal não deve ser ministro do TSE, e muito menos num caso como este. É incompatível, porque não há forma de não desagradar. Se eu tivesse realmente esta pretensão como objetivo de vida, eu teria continuado como vice-diretor da Escola Nacional da Magistratura, porque ensinar é a coisa que eu mais gosto. E eu tive de renunciar para poder assumir o TSE.

A relatoria do caso tem atraído os holofotes para o senhor. Como é que se sente?

Eu me sinto muito desconfortável, porque eu sou juiz que gosto do anonimato dos meus pequenos grandes casos.

A vida levou o senhor para a esquerda ou para a direita?

A vida me levou à proteção dos vulneráveis.

À esquerda, portanto...

Não. Me levou à proteção dos vulneráveis. E eu me sinto absolutamente confortável com essa preocupação central na minha vida, porque este é o núcleo central da Constituição Federal de 1988.

Será um voto longo?

Vai ser um voto longo porque o material probatório que eu tenho de descrever é vastíssimo, seja para absolver, seja para condenar. Só de depoimentos são 37. O relatório do voto vai ter de trazer todos esses elementos.

O que é que esse caso pode ensinar para o Brasil, tenha o resultado que tiver?

Vai ensinar que ninguém está acima da Constituição e das leis. Ou seja: que a Justiça Eleitoral é capaz de julgar, absolvendo ou condenando, prefeitos e vereadores, governadores, deputados e senadores e até presidente da República. Nós estaremos prestando um grande serviço ao Brasil em um momento de descrença generalizada dos brasileiros em relação a seu futuro.



  Mais notícias da seção Cidades no caderno São Paulo
18/04/2017 - Cidades - Filipe Sabara Secretário de Assistencia Social
A enorme felicidade de poder contribuir com a gestão Dória de forma eficiente e humana e construindo inclusão social de verdade, com acolhimento digno, capacitação profissional, emocional e empregabilidade ...
01/04/2017 - Cidades - João Doria Presidente 2018
Acredito no Prefeito João Dória Jr. sera um excelente Presidente da República do Brasil. Boa sorte amigo. "...
17/03/2017 - Cidades - Alertan posible desborde del río Amazonas 
Alertan posible desborde del río Amazonas  Diferentes puntos del país se encuentran en emergencia por las lluvias y huaicos que se vienen registrando en los últimos días y ahora las alarmas se encienden en el río Amazonas pues se encuentra a tan solo diez centímetros de llegar a su nivel crítico de inundación, según el último reporte hidrológico de...
16/03/2017 - Cidades - Prefeito de Caraguatatuba decreta Estado de Calamidade
Em entrevista coletiva à imprensa, realizada no fim da tarde desta quarta-feira (15/3), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, informou que está decretando Estado de Emergência no município, em função das fortes chuvas que atingiram diversos bairros. Um Estado de Emergência é caracterizado pela ocorrência de anormalidades que comprometem a ca...
16/03/2017 - Cidades - Prefeito de Caraguatatuba decreta Estado de Calamidade
Em entrevista coletiva à imprensa, realizada no fim da tarde desta quarta-feira (15/3), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, informou que está decretando Estado de Emergência no município, em função das fortes chuvas que atingiram diversos bairros. Um Estado de Emergência é caracterizado pela ocorrência de anormalidades que comprometem a ca...
16/03/2017 - Cidades - Ação solidária: Ubatuba e Ilhabela se mobilizam para ajudar Caraguá
A cidade de Caraguatatuba está passando por um momento de muita dificuldade. Chuvas fortes fizeram com que a cidade ficasse alagada, sofresse deslizamentos e o trânsito ficasse paralisado. Todo esse acontecimento comoveu pessoas do Litoral Norte inteiro.Pensando em um ato solidário, as cidades de Ubatuba e Ilhabela movimentaram diversos agentes púb...
15/03/2017 - Cidades - Metroviários de São Paulo confirmam paralisação de 24 horas na quarta-feira
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo confirmou que os trabalhadores do Metrô farão paralisação de 24 horas contra as Reformas Previdenciária e Trabalhista na próxima quarta-feira, dia 15.Nesta data, chamada de Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, serão realizadas greves e manifestações em todo o Brasil contra as Reformas da Previdência e...
13/03/2017 - Cidades - Reunião da Cracolândia
Começando agora a reunião do Comitê do Projeto Redenção. Estamos empenhados em encontrar soluções para a Cracolândia, buscando caminhos para cuidar destas pessoas, resgatar sua dignidade, combater o tráfico de drogas e também incrementar a zeladoria urbana na região....
13/03/2017 - Cidades - Tucanos paulistas já defendem Doria na disputa ao governo
Após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) reconhecer publicamente pela primeira vez na semana passada a intenção de disputar o Palácio do Planalto em 2018, tucanos paulistas já defendem abertamente a candidatura do prefeito de São Paulo, João Doria, ao governo paulista. Antes discutida de forma reservada pela cúpula e por parlamentares do PSDB pauli...
09/03/2017 - Cidades - Mulheres vão às ruas em 16 Estados
Milhares de pessoas participaram nesta quarta-feira, 8, de atos contra o machismo, por igualdade de gênero e por causas como a descriminalização do aborto em 16 Estados e em Brasília, marcando o Dia Internacional da Mulher. A ação foi inspirada em marchas pelo mundo e teve apoio nas redes sociais nas grandes metrópoles " em São Paulo e Rio de Janei...
09/03/2017 - Cidades - E hoje tbm rolou uma exposição LINDA
E hoje tbm rolou uma exposição LINDA com mulheres especiais! Tudo arte , poesia, trabalho e amor deles,...
05/03/2017 - Cidades - Ceviche ilhabela
Ceviche ilhabela no Me Gusta. Sempre uma deliciosidade!...
04/03/2017 - Cidades - Programa Nossa Creche quer abrir 96 mil vagas até 2020
Meta inicial do projeto é zerar fila de 65,5 mil crianças até março de 2018. Ampliação de vagas ocorrerá com ajuda de novas parcerias com organizações da sociedade civilO prefeito João Doria e o secretário da Educação, Alexandre Schneider, lançaram nesta sexta-feira (3) o programa Nossa Creche, que pretende abrir 96 mil novas vagas na rede pública ...
03/03/2017 - Cidades - Anderson Pomini Secretário da Justiça do Municipio de São Paulo
"Todas as doações recebidas pela Prefeitura, não só para a área educacional, seguem o rigor previsto pela lei municipal que trata do tema e os decretos municipais que disciplinam todas as doações", explicou o secretário municipal de Justiça, Anderson Pomini....
28/02/2017 - Cidades - PASSAGEM DE ÔNIBUS EM ILHABELA SERÁ DE APENAS R$1 DURANTE O CARNAVAL
A medida facilita a locomoção de moradores e turistas via transporte público durante os dias de foliaA tarifa do transporte público de Ilhabela será de R$ 1 para quem utiliza o "Bilhete Único" durante todo o carnaval, entre os dias 23 e 28 de fevereiro. A redução do valor da passagem já ocorre aos domingos e feriados da cidade.O valor será subsidia...
18/02/2017 - Cidades - Shank energético pré-carnaval
Além de saborosas, algumas combinações de frutas e verduras resultam em sucos e vitaminas que trazem inúmeros benefícios para a saúde. A pedido de Exame.com, Paula Pratti, nutricionista oncológica e ortomolecular do Centro de Excelência Oncológica, listou os benefícios e as receitas de sucos que ajudam a desintoxicar o organismo. De acordo com a es...
18/02/2017 - Cidades - O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso recusou nesta sexta-feira, 17, o convite do presidente da República, Michel Temer, para comandar o Ministério da Justiça.
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso recusou nesta sexta-feira, 17, o convite do presidente da República, Michel Temer, para comandar o Ministério da Justiça.Ele havia sido escolhido para ocupar o cargo deixado por Alexandre de Moraes, indicado para ocupar uma cadeira no STF....
13/02/2017 - Cidades - Politica velha no governo Temer
Com uso de antigas manobras Michel Temer não define um governo ....
13/02/2017 - Cidades - Benefícios por tempo de contribuição têm alta de 35% em 2016
Benefícios por tempo de contribuição têm alta de 35% em 2016 A concessão de aposentadorias por tempo de contribuição "modalidade que será extinta com a aprovação da reforma da Previdência" aumentou 35% em 2016, segundo dados do INSS.Greves de servidores da Previdência em 2015, a entrada em vigor da chamada fórmula 85/95 e a escalada do desemprego a...
10/02/2017 - Cidades - STF cobra Temer sobre nomeação de Moreira Franco
STF cobra Temer sobre nomeação de Moreira Franco O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello decidiu hoje (9) pedir informações ao presidente da República, Michel Temer, sobre a nomeação do ministro Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência da República. Temer terá 24 horas para se manifestar. Após receber as informações...
05/02/2017 - Cidades - Força-tarefa investiga 52 empresas e fundos de investimentos privados
Força-tarefa investiga 52 empresas e fundos de investimentos privados A Procuradoria da República no Distrito Federal montou uma força-tarefa para apurar suspeita de corrupção em aportes financeiros feitos por entidades públicas em 52 grandes empresas e fundos de investimentos privados. O objetivo é descobrir se a liberação dos recursos foi feita ...
02/02/2017 - Cidades - Lava-jato terá operação amanhã no RJ. Há investigação de assassinato.
A polícia federal fará uma operação na manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro, como consequência das investigações da Lava-jato.Os alvos principais estão no Rio de Janeiro.Como de hábito, os policiais chegarão nos locais indicados às seis da manhã.Fontes ligadas à operação afirmam que o artigo 121 do código penal pode aparecer nos mandados.Este é...
31/01/2017 - Cidades - João Dória
Com muita alegria anuncio a formatura da primeira turma do curso de capacitação comportamental para pessoas em situação de rua. Essa qualificação é a primeira etapa do Programa Trabalho Novo, que vai oferecer 20 mil vagas de emprego para pessoas que vivem nas ruas. Antes de oferecer uma vaga de trabalho, precisamos ajudar estas pessoas a desenvolv...
25/01/2017 - Cidades - Paulo Leite Jr. chefe gabinete sub jabaquarara
O novo Chefe de Gabinete da Sub Prefeitura do Jabaquara é o Paulo Leite Jr. filho do Paulo Leite abnegado ativista do PSDB do Ipiranga. Sucesso para os dois.Pravda News...
20/01/2017 - Cidades - PREFEITURA DE SÃO PAULO CORTA 30% DAS EMPRESAS TERCERIZADAS
Prefeito de São Paulo João Dória corta o repasse de 30% da verba mantenedora das empresas tercerizadas incluindo a secretaria da educação e saude....
17/01/2017 - Cidades - Operação acontecerá entre 0h e 5h da manhã
Operação acontecerá entre 0h e 5h da manhãA pista no trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios (SP-099), do km 63 ao km 80,6, estará totalmente interditada nos dois sentidos de tráfego, nesta quarta-feira (18), entre 0h e 5h da manhã, para a passagem de veículos que transportam cargas excedentes (com grandes dimensões). Para evitar transtornos, este t...
16/01/2017 - Cidades - Fiscais apreendem mercadoria ilegal em Ilhabela
Com o aumento da população nesta época do ano em Ilhabela devido à temporada de Verão, a Prefeitura e a Associação Comercial do arquipélago querem aumentar o cerco contra a clandestinidade. Nesta terça-feira (10) foram tomadas providências iniciais para coibir o comércio irregular na cidade.Uma equipe de fiscais da prefeitura apreendeu mercadorias ...
16/01/2017 - Cidades - Um infarto fulminante provocou a morte de Juliana Maciel, filha da comunicadora Cleuza Maciel,
Um infarto fulminante provocou a morte de Juliana Maciel, filha da comunicadora Cleuza Maciel, na tarde deste domingo (11), por volta das 18h, em Ilhabela. De acordo com as primeiras informações, Juliana tinha recentemente retornado ao arquipélago após tratamento de outro infarto, menos agudo, em um hospital de outro município.Segundo informações p...
16/01/2017 - Cidades - Obras dos contornos geraram R$ 22,5 milhões de arrecadação de ISSQN para prefeituras da região em 2016
Obras dos contornos geraram R$ 22,5 milhões de arrecadação de ISSQN para prefeituras da região em 2016As prefeituras de São Sebastião e Caraguatatuba receberam um reforço de caixa em 2016 correspondente à arrecadação de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Os municípios obtiveram este recurso em razão exclusiva das obras e serviços d...



Capa |  INTERNACIONAL  |  islam  |  Parana  |  Portugal  |  São Paulo
Busca em

  
25426 Notícias