| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

PRAVDA NEWS
Desde: 06/02/2012      Publicadas: 26204      Atualização: 21/09/2017

Capa |  INTERNACIONAL  |  islam  |  Parana  |  Portugal  |  São Paulo


 Portugal

  05/04/2017
  0 comentário(s)


Globo afasta José Mayer da próxima novela das 9 após acusação de abuso sexual por figurinista



Uma figurinista acusou o ator José Mayer, 67, de assédio sexual dentro de camarim da TV Globo, no Rio de Janeiro. Ele nega, e a emissora diz que o "assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas".

Em relato publicado no blog #AgoraÉqueSãoElas, da Folha, na madrugada desta sexta-feira (31), Susllem Tonani, 28, afirmou que o ator colocou a mão esquerda na genitália dela em fevereiro deste ano, "na presença de outras duas mulheres".

O ator nega a acusação. "Respeito muito as mulheres, meus companheiros e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade", escreveu Mayer (leia abaixo), que participa da novela das 21h, "A Lei do Amor", que acaba nesta sexta.

A Globo afirmou que não comenta assuntos internos, mas que "repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito". A emissora disse que "todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade".

No depoimento, a figurinista diz que já recebia cantadas de Mayer havia oito meses. "Ele era protagonista da primeira novela em que eu trabalhava como figurinista assistente."

"Trabalhando de segunda a sábado, lidar com José Mayer era rotineiro. E com ele vinham seus 'elogios'. Do 'como você se veste bem', logo eu estava ouvindo: 'como a sua cintura é fina', 'fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho', 'você nunca vai dar para mim?'."

À Folha, o ator afirmou em nota: "As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra [que ele interpreta na novela], não são minhas!"

Segundo Susllem, suas negativas não surtiram efeito. "Disse a ele, com palavras exatas e claras, que não queria, que ele não podia me tocar, que se ele me encostasse a mão eu iria ao RH. Foram meses saindo de perto."

Susllem nasceu em Vitória (ES) e cursou desenho industrial na Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalhou em campanhas publicitárias, cinema, teatro, moda e televisão. Mudou-se para o Rio há cinco anos para seguir a carreira de figurinista.

Ela afirma que, após o assédio, seguiu "no mecanismo subserviente". Dias depois, diz que sofreu outro constrangimento da parte de Mayer.

"Até que nos vimos, ele e eu, num set de filmagem com 30 pessoas. Ele no centro, sob os refletores, no cenário, câmeras apontadas para si, prestes a dizer seu texto de protagonista. Neste momento, sem medo, ameaçou me tocar novamente se eu continuasse a não falar com ele. E eu não silenciei. 'VACA', ele gritou."

Depois desse episódio, ela conta que procurou o RH, a ouvidoria e o "departamento que cuida dos atores" da Globo. "Acessei todas as pessoas, todas as instâncias, contei sobre o assédio moral e sexual que há meses eu vinha sofrendo."

"A empresa reconheceu a gravidade do acontecimento e prometeu tomar as medidas necessárias", escreve.

"Sinto no peito uma culpa imensa por não ter tomado medidas sérias e árduas antes, sinto um arrependimento violento por ter me calado, me odeio por todas às vezes em que, constrangida, lidei com o assédio com um sorriso amarelo. "

Na manhã desta sexta, a Folha retirou o texto do blog do ar por algumas horas porque ele não buscou ouvir os argumentos da parte acusada, desrespeitando um dos princípios editoriais do jornal.

De acordo com texto divulgado na quinta (30), a Folha busca "ponderar os argumentos da parte acusada e, publicando uma acusação, garantir espaço ao contraditório".

À tarde, após Mayer e a emissora terem sido procurados para se manifestar, o relato voltou a ser disponibilizado no blog e no site do jornal.

Globo afasta José Mayer da próxima novela das 9 após acusação de abuso sexual por figurinista



  Mais notícias da seção Cidades no caderno Portugal
05/06/2017 - Cidades - Assim começa a crônica de Marcelo Rubens Paiva
Tentei listar alguns momentos que, como entorpecente, nos deram a sensação de euforia, em que acreditamos num futuro melhor.' Assim começa a crônica de Marcelo Rubens Paiva publicada no 'Caderno 2' deste sábado. Estadão....
18/05/2017 - Cidades - FORA TEMER
Além da grande manifestação no domingo, as frentes dos movimentos sociais farão, já nesta quinta-feira, protestos em todo país pela renúncia imediata de Michel Temer e convocação de novas eleições. ...
08/05/2017 - Cidades - Todo dia é dia de Maria
Graças a Deus chegou um novo dia. Obrigada Jesus por mais um dia de vida. amém...
09/04/2017 - Cidades - A era petista acabou em São Paulo
Em uma entrevista recente, o prefeito João Doria disse o que milhões de brasileiros gostariam de dizer a todos aqueles responsáveis pelo desastroso governo petista. O ex-presidente Lula pode discursar e cuspir bravatas para endossar sua suposta candidatura em 2018, mas nunca mais terá o apoio dos brasileiros de bem. A era petista acabou. ...
02/03/2017 - Cidades - As regras de João Dória
Em toda minha vida como gestor na iniciativa privada, sempre exigi comprometimento e disciplina da minha equipe. Escolhi um time muito qualificado para me acompanhar na Prefeitura e a cobrança será a mesma, afinal, temos um compromisso com os paulistanos. Vamos trabalhar muito pela nossa cidade....
27/02/2017 - Cidades - Del aguacate a la uva: las frutas con menos azúcar
La fruta es el caramelo de la naturaleza, o así es como a algunos les gusta llamarlo. Alguna de estas fuentes naturales de azúcar pueden llegar contener 14 g. en menos de una porción. Si estamos tratando de perder peso, debemos reducir seriamente su consumo o consultar cuáles son las frutas más bajas en azúcar.Sin embargo, antes de eliminarlas de n...
03/02/2017 - Cidades - Após compartilhar dados sigilosos de Marisa, médica do Sírio é demitida
Mensagem viralizou em grupos de whatsapp e motivou manifestações de ódio entre médicosNo dia em que a ex-primeira-dama Marisa Letícia teve sua morte cerebral decretada, um escândalo afetou parte da classe médica do Hospital Sírio-Libanês, onde ela estava internada, em São Paulo.De acordo com apuração do jornal O Globo, uma médica reumatologista ter...
25/01/2017 - Cidades - Dilma detona na Europa e diz que morte de Teori tem que ser investigada
Dilma detona na Europa e diz que morte de Teori tem que ser investigadaDilma Rousseff, concedeu uma coletiva a jornalistas estrangeiros nesta terça-feira 24 em Sevilha, na Espanha, onde abrirá nesta quarta o seminário "Capitalismo Neoliberal, Democracia Sobrante", com a fala "O ataque à democracia no Brasil e na América Latina", na qual denunciará ...
15/05/2016 - Cidades - Noivo morre



Capa |  INTERNACIONAL  |  islam  |  Parana  |  Portugal  |  São Paulo
Busca em

  
26204 Notícias